Grupo Idade é Vida (GIV)

Grupo Idade é Vida (GIV)


Assegurar as oportunidades e facilidades para preservação da saúde física e mental dos idosos, além do aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social é dos primeiros artigos do estatuto voltado aos direitos das pessoas mais experientes na vida. Tais benefícios são garantidos por lei e em condições de liberdade e dignidade.

Seguindo esse alvo, o grupo Idade é Vida da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla (FEIS), criado por Norma Cabral, Armando Seixas e Lúcia Brandão, em 21 de maio de 2013, define-se como uma equipe de crescimento espiritual, pessoal e interpessoal para pessoas de maior idade que desejam ser felizes.  

Seus elementos norteadores são: “Sempre é tempo de aprender. Sempre é tempo de ser feliz”. Parafraseando Erma Bombeck em O Chapéu Violeta, a mulher na melhor idade “olha para si e vê sabedoria, risos, habilidades, sai para o mundo e aproveita a vida”.

As atividades básicas do “clube” são as rodas de conversa sobre temas do interesse e suas necessidades, quando, mensalmente, colaboradores como Eliana Borges, supervisionam tópicos devidos. Em 2016, foram apreciados, por exemplo,  o Evangelho de Jesus com vistas a reforma íntima; O perdão, sentimento mais libertador; Parentes difíceis, quem não os tem e O poder da fé. Outra atividade é a dinâmica de grupo que objetiva a elevação da autoestima, a socialização, identificar sentimentos e o viver coletivamente. E ainda, a meditação; o exercício de alongamento corporal, as visitas a museus, asilos e orfanatos.

A parte artística é desenvolvida através da dança circular, da prática do artesanato e observação de filmes seguida de análise crítica, a partir da identificação de valores morais, comportamentos e atitudes relacionando-os com os ensinamentos de Jesus.

As oficinas de artesanato são realizadas, periodicamente, a exemplo do encontro orientado por Erika Lins, para ensinar os métodos do origami (técnica japonesa de dobrar o papel para criar objetos diversos) e lótus (porta velas para Natal). O clima durante o encontro foi o de sempre: harmonia, comprometimento com o trabalho e amorosidade entre os membros. 

Coordenado por Norma Cabral, o GIV consta atualmente de 22  componentes que se reúnem das 14h30 às 17h00min, segundas-feiras, no endereço da FEIS. O pré-requisito é desejar participar, independente do credo, cor, sexo, profissão etc. permanece quem se afina com a doutrina e com os objetivos do trabalho e forma laços afetivos com os demais.

Com o slogan o céu é o limite, seus participantes adotam a seguinte frase proposta por Norma: Busque viver em paz, conquiste a paz, ore pela paz, seja a paz. O que nos lembra da poetisa Cora Coralina respondendo à pergunta sobre o que é viver bem:
"Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor."

Se você se ajusta às propostas da equipe, aceite o convite, “venha ser feliz conosco”.